1. Privatizar a execução ou não? Os cidadãos vivem reclamando que a educação está qualidade deplorável, daí a culpa é dos professores que são "mal pagos"? da estrutura é precária? ou da burocracia e outros esquemas públicos? será a corrução? quando vai melhorar?
1.1 não estou falando em tirar o direito, até por que está na Constituição, já pagamos altíssimos impostos, por que não usufruir do que eles custaram?
1.2 o que eu proponho é simples, ao invés de dar dinheiro para burocrata, que a EXECUÇÃO DO SERVIÇO (PPP's ou Concessões) seja feito por meio da iniciativa privada.
2. Eis a resposta: NUNCA! não poderia ser diferente, nunca funcionou bem e nunca vai funcionar justo pelo motivo obvio - o Estado é um péssimo administrador.
3. É fato, a Constituição de 1988 inventou atribuições inimagináveis, até o "desporto" está no nosso periódico publicado em 5 de outubro de 1988 com quase 400 artigos (se contarmos o ADCT).
4. A lenda é que a educação é "PÚBLICA E GRATUITA"
5. Isso é um mito, Não existe almoço grátis, alguém paga a salgada conta (já disse Milton Friedman).
6. De acordo com os dados do próprio Estado, cada aluno custa cerca de 2 mil mensais.
7. Nesse cálculo simples dividimos o orçamento da verba total da educação (que é cerca de 3.7 bilhões anuais) pelo número de beneficiários, e dividimos tudo por 12 (doze) que em tese, é o número parcelas mensais.
8. No Estado de Pernambuco R$ 1851,00 é o valor mensal gasto pelo Estado de Pernambuco com cada um dos 171 mil alunos do ensino público, com esse valor daria para cada criança estudar nos melhores colégios de qualquer grande capital no Brasil, aqui em Recife, poderia ser o GGE ou Santa Maria, mas também uma excelente faculdade como a PUC ou Mackenzie. seria muito mais simples e barato pagar um "voucher" ou "vale-educação" para cada criança e privatizar de vez o ensino público, que já é comprovado: não funciona, agora, dinheiro tem.
9. Façam as contas, seguem os links:
- NUMERO DE VAGAS (2013-2014)
9. Mudando um pouco de assunto, pode ser polêmico, mas um certo filósofo disse "prefiro pessoas egoístas. elas cuidam melhor da própria vida e dividimos interesses em comum, que mal há nisso?."
10. É basicamente isso, todos estão preocupados com o ganho alheio (afinal ninguém sente saindo do bolso quase dois mil reais para pagar a mensalidade do filho de um operário que não tem opção além da educação pública prestada pelos burocratas)
10.1 Essa sociedade é hipocrita, todos falam mal do empresário por buscar seu lucro, mesmo que a empresa dele (Universidade privada) gere empregos e coloque milhares no mercado de trabalho. quanta invej... digo, hipocrisia. É CHEIO DE ESQUERDA CAVIAR CONDENANDO O LUCRO DOS EMPRESÁRIOS MESMO QUE A ATIVIDADE ECONÔMICA (COLÉGIOS E UNIVERSIDADES PRIVADAS PROMOVAM UM BEM SOCIAL - QUE É A EDUCAÇÃO!)
11. É fato, o Estado prevê na Constituição de 1988 a responsabilidade estatal (direito público) de prestar serviço de educação com apenas um requisito: gratuidade. (para o usuário)
12. é demais achar que vai cair do céu essa educação, alguém vai pagar a conta.
13. quem paga a conta, necessariamente está preocupado com duas coisas: 1) o numero de beneficiários e 2) a qualidade da educação.
14. não vamos ser hipócritas, o cobertor é curto OU presta-se um serviço de excelente qualidade e deixa gente de fora, ou presta serviço para absolutamente todos de qualquer jeito.
15. Daí no Brasil temos um peso para duas medidas.
16. A classe média formadora de opinião (a maior usuária do ensino das Universidades) estudou a vida inteira em colégio privado (ou sempre fugiu do ensino público universal indo pras apertadas vagas dos colégios públicos de aplicação e militares), mas defende que o ENSINO UNIVERSITÁRIO seja prestado por instituições públicas (isto é, por obvio eles não querem pagar nada!).
17. Já na educação pública do ensino fundamental e médio o administrador teoricamente preferiu o número de beneficiários - quanto mais, melhor, independente da qualidade.
18. Mas, e se as UNIVERSIDADES e ESCOLAS públicas fossem privatizadas, e o governo pagasse um VALE-EDUCAÇÃO no valor do que gasta atualmente com CADA ALUNO DE ESCOLA e de UNIVERSIDADE PÚBLICA?
18.1 SERIA O PROUNI, MAS DE GRAÇA (PARA O ESTUDANTE), POR QUE NÃO?
18.2 Dói no bolso, por isso todos são contra, mas o fato é que o Estado, como já falei, é um péssimo administrador! por que não privatizar o serviço e ele continuar sendo gratuito?
19. Eis a resposta: Quem fala mal de Universidade e Escola privadas tem mais inveja dos donos que são corretos em querer seu lucro e interesses (como todo indivíduo que se preze) do que com o número de pessoas que estão lutando pelo próprio diploma, muitos ganharam bolsas de esporte, notas e mesmo do governo — é o futuro — as federais cobram pelo menos 4 vezes mais pelo mesmo diploma.
20. É hipocrisia a classe média ter estudado a vida inteira em colégios privados e agora vir com esse argumento de que "passei no vestibular" ou "os professores são melhores" em universidades quando no colégio (que pagaram!) não foi bem assim.
21. para isso trazemos os bons exemplos que ocorrem ao redor do mundo onde as melhores Universidades da nova inglaterra (EUA) são privadas enquanto as públicas nem tanto - como deve ser, o Estado é um péssimo administrador.
22. para calar a boca dos que comparam as faculdades privadas com as públicas a respeito da qualidade, podemos mencionar o tempo de existência, há várias novas universidades enquanto as Universidades Públicas já tem muito tempo de funcionamento, e nisso ganham em tempo de pesquisa e gente formada, será nos próximos 20 ou 30 anos que veremos gente formadas nas Universidades prosperando no mercado, sem desmerecer os profissionais formados nas Universidades Públicas.
23. Quanto aos colégios privados, esses já deram resultado a muito tempo, por encher as listas de aprovados nas próprias universidades públicas! enquanto os formados pela educação universal pública prestada pelo Estado necessitar de cotas para entrar.
24. Bem, estou sendo coerente, e denunciando a hipocrisia, então, privatizem já!
25. FICA AQUI A SUGESTÃO, até que se decidam, todo o brasileiro deveria ter direito a um "VALE-UNIVERSIDADE" (voucher) no mesmo valor do que é gasto com aluno de colégio/faculdade pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário