Não é fácil ser liberal - liberal como assim, anarquia? dizem uns, já outros apontam o dedo e te acusam de seguir a "modinha", ou surfar na onda do novo movimento liberal brasileiro, onde ícones como Olavo de Carvalho, Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo etc.
Na verdade, de novo o movimento não tem nada, ele sempre existiu em cada brasileiro que não quer ser empregado da vasta máquina pública, ou gostaria de ter mais liberdade de poder exercer sua profissão sem ter de gastar horas a fio calculando os impostos que serão pagos ao Estado a bem do "estado social".
Muitos morreram defendendo a bandeira liberal, posso falar do Estado de Pernambuco, os bravos heróis em dois momentos queriam se libertar da monarquia que lhe impunha amarras econômicas e sociais, na Revolução Pernambucana de (1917) na Confederação do Equador (1824), não queriam promover nada de "estado social" onde um burocrata diz o que é bom pra você, e é bom que aceite sob pena de ser um reacionário.
O fato é que vivemos em épocas turvas, onde a liberdade é vista como um mal a ser combatido. Um doutor aspone lá de Brasília dita que o fumo faz mal, e pare de fumar - já outro te condena a bebida, já já vão dizer o que é bom que você faça.
"Até mesmo a Asa Branca bateu asas do sertão" - escreveu o poeta Luiz Gonzaga um verso que o faria tão imortal quanto sua música, eis o dilema do cidadão nordestino, falo com orgulho da minha origem pernambucana, de uma terra onde eclodiu uma justa sanha liberal duramente reprimida pelo governo favoritista do Imperador D. Pedro I.
Voltando ao Sertão, um mal natural, como é a seca, facilmente poderia ser vencida pela tecnologia e desenvolvimento, pela pesquisa e pela demanda do comércio, que impulsiona e financia os cientistas para que produzam métodos de combater a seca, é o caso de Israel, assim também de diversos países onde a liberdade econômica ganhou fôlego.
Talvez Pernambuco ainda recupere o gosto pela terra e deixe de ser um lugar de onde se exportam bons profissionais para São Paulo (não há nada de ruim nisso, São Paulo é onde Estão as oportunidades e o que é bom é para ser copiado ou mesmo aprimorado! - libertem Pernambuco do jugo de Brasília e verão aflorar aqui a Nova São Paulo), Nessa luta por mais liberdade, esperamos que a Asa Branca decida ficar por aqui mesmo, na Terra dos Altos Coqueiros, que os males sejam combatidos com a liberdade, que o Estado tenha limites e as oportunidades aflorem em nosso Soberbo Estendal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário